Citânia de Briteiros Guimarães

Estes dias fui visitar a Citânia de Briteiros. Fica aqui perto: mapa.  Pensei que aquilo fosse antigo, mas nem tanto. Aquilo é da Idade do Ferro, logo é antes do ano zero. Para dar uma perspectiva, os Incas são de 1400, logo os Incas são mais da nossa época que da moçarada da Citânia.

 vista aerea6

A qualidade de vida não parecia ser má. Apesar de não terem internet, já tinham uns banhos que usavam para fazer sauna. Eles faziam uma fogueira, aqueciam umas pedras para fazerem evaporar água, depois metiam-se pelo buraquinho na pedra (ver imagem) e tinham uma sauna. Também descobri que o meu liceu tem o mesmo nome de quem descobriu a Citânia. Martins Sarmento.

 Citania_de_Briteiros_Pedra_Formosa_suroeste

A determinada altura, o povo cristão resolveu montar tenda na Citânia e fizeram lá uma igreja. Depois apareceu a lenda de S. Romão:

São Romão andava a ver se convencia uma tipa a fazer o amor. Lá conseguiu. Depois estavam os dois lá no topo e a tipa matou-lhe um piolho e ele morreu. A tipa foi a correr por lá abaixo e quando voltaram todos, ele não estava lá. 3 anos depois apareceu lá, o corpo do S. Romão intacto e é por isso que fazem uma romaria À capela todos os anos.

Isto foi contado pela senhora que está lá a tomar conta do café (o café é muito porreiro, pena fechar cedo). Antigamente tornar-se santo devia ser mais fácil que hoje tirar o 12º. E por isto é que não se pode tirar de lá a igreja.

 citania-de-briteiros-map  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s