Problemas de temperatura: como resolver

O meu PC andava a desligar-se sempre que lhe aplicava alguma carga. Fosse um filme, um jogo, até o farmville me mandava o PC abaixo. E o PC não é propriamente uma chocolateira.

Comecei a puxar pelo PC e controlava as temperaturas (usei os programas a seguir). Resolvi o problema colocando massa térmica na CPU. Esta massa térmica é o condutor térmico entre ventoinha que está por cima da CPU e a CPU. Quando não tem massa térmica, aquece. E verifiquei que aquecia fazendo os testes com as aplicações a seguir.

 

FurMark – Testar a placa gráfica. Correr com Stability Test, Xtreme Burninig Mode, Log GPU Temperature. Depois usar FullScreen ou não. Para variar o nível de esforço aumentar a resolução (Standard Sizes) e o MSAA (Anti-aliasing).

SpeedFan – O link aponta para um post anterior que explica em mais detalhe, mas basicamente é para medir velocidades,temperaturas, etc.

HWMonitor – Parecido com o SpeedFan. Mede temperaturas, velocidade das fans e temperaturas. Prefiro este ao SpeedFan, no entanto o SpeedFan parece mais completo.

Prime – Fazer um stress test ao CPU. Basicamente puxa pela CPU.

RivaTuner – Permite controlar chips placas gráficas da NVidia. Por exemplo, se o driver da placa gráfica estiver com problemas, pode-se “comandar” a ventoinha da placa gráfica a rodar sempre à mesma velocidade.

CPU-Z – Sacar informação acerca do computador.

GPU-Z – Sacar informação acerca da placa gráfica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s