Acho que um bom produto é: Ideia x Execução x Factores externos. Eu explico. Imaginemos que temos:
- Ideia boa e que o valor dela é 10.
- Execução fraca, valor 0.
- Factores externos 100.
Multiplicando, o produto vale 0. Nada.
Exemplo 1: Youtube
Deve haver milhares de pessoas a dizer que se tinham lembrado em fazer um site de vídeos antes de aparecer o youtube e deve haver centenas que o fizeram antes do youtube. O youtube é simples, dá para integrar vídeos no myspace, até aqui nenhuma ideia fabulosa, mas a execução do youtube vale 100.
Exemplo 2: Yammer
É tipo o www.twitter.com mas para empresas. A execução do twitter é fraca, mas como a ideia é boa pegou, só que têm tido problemas e é difícil ganhar dinheiro. O yammer pede 1 USD se quiser mais controlo sobre os utilizadores da empresa. Tem muito mercado – factor externo – e foi bem executado.
Exemplo 3: McDonalds
De todos os factores, a ideia costuma ser o menos importante. Acham que o tipo que inventou a hamburguer teve mais sucesso que o dono da McDonalds? Claro que há sempre um na net a dizer “FAIL! A hamburguer já foi inventada…” como se fossem a favor de monopólios.
Conclusão
Uma boa ideia vai muito longe, mas a médio/longo prazo perde o peso. E arranjar ideias é fácil. Basta andar com um papel e caneta no bolso e apontar o que é irritante ou o que podia ser melhorado. O difícil é a execução. Factores externos raramente facilitam, mas há vendedores de gelados nos Alpes.
yep. é mesmo isso, mas ficamos sempre com aquela sensação “grr foda-se” quando alguém vai para a frente com uma ideia que também tivemos…
isso de haver vendedores de gelados nos alpes é verdade?
Eu fico mais “grr crl” :p
Primeiro resultado no google: