Quando a relva era mais verde do outro lado
Ainda me lembro há uns anos quando comprei o meu primeiro Mac. Estava no Algarve de férias e queria vir embora mais cedo só para ir à loja buscar o iBook novo. Desde aí o meu entusiasmo diminuiu bastante.
A Apple tem óptimos produtos, tanto que eu, a Sílvia (minha namorada), a minha mãe e brevemente também o meu irmão, somos felizes proprietários de ipods Shuffle. Já é difícil escolher as cores…
Também não tive problemas graves com o meu iBook, um encravanço de vez em quando, um bocado lento, mas pacífico. Vendi-o para comprar um tablet (Toshiba M400) que ainda funciona bem.
A Sílvia e os podres da Apple
Por outro lado a Sílvia não comprou um único aparelho da Apple (acima de 50 euros) que não tivesse problemas.
Ela deu-me um iPod mini (200 euros) e eu dei-lhe um hamster*. O hamster durou mais que o iPod.
Ela comprou um iBook depois de mim e gastou cerca de 2500 euros. Passado pouco tempo da garantia acabar, tem um problema com a motherboard e deixa de funcionar. A reparação ficava mais cara que comprar um novo.
Há menos de dois anos comprou um Macbook (1300 euros). Neste momento está para reparar pela terceira vez com o mesmo problema, a bateria deixa de ser reconhecida. Nestas alturas o MagSafe não tem tanta piada, dá-se um toque no carregador e desliga-se. (Mais informação noutro post brevemente.)
A Sílvia teve 4000 euros de problemas!
Conclusão
Eu gosto da Apple mas eles não são muito diferentes das outras companhias e com o crescimento estão a mostrar problemas típicos da Microsoft.
Há por aí uma ceita parecida com as testemunhas de Jeová que diz:
Eh, comigo funciona bem. Nunca tive problemas.
e
Isso devem ser primeiros modelos, devias ter esperado.
Ao que eu respondo: Pó caralho! Eu não estou a falar dos vossos computadores e isto não é um caso isolado. E quando alguém compra algo mesmo que primeiro modelo espera que funcione um bocadinho. Só nas pontas.
Por isso se forem comprar algo da Apple investigai bem os problemas possíveis e dai pouco valor à conversa de fanáticos.
Há mais gente com o sentimento “gosto da Apple mas“, alguns exemplos (inglês):
- Apple Is Flailing Badly At The Edges
- iPhone 2.0: The glory wore off in wash
- Fail of the Week: My New iPhone
* – também lhe dei uma saboneteira que eu não sou forreta.
Já pensei em ir à bruxa. Afinal segundo consta, os equipamentos da Apple só dão “bónus” comigo. Feitas bem as contas, os “bónus” ultrapassam e em muito os 4000euros, se contabilizar os telefonemas para saber os orçamentos, estado da reparação, gasóleo e tempo gasto em deslocações e o facto de ter estado muito tempo privada de utilizar os equipamentos.
Estou desde o dia 17 de Julho à espera de novidades… se desta vez não me substituírem o equipamento acho que vou acrescentar à lista de gastos a conta de um advogado…
Enfim, eu gosto da Apple, os equipamentos são “bonitos e têm estilo”* mas o dinheiro custa-me a ganhar.
Ah, o hamster veio com a casota e comida para um mês! Quanto à saboneteira Sr Artur, essa foi uma prenda de Natal que veio juntamente com um par de meias de agasalho e uma nota de 5euros. És um romântico:)
Cumprimentos,
Sílvia
* espero não ter de pagar direitos de autor deste comentário