Eu não sou especialista de Bolsa, mas julgo conseguir apontar o caminho para quem se queira iniciar.
- Não é um jogo, é um investimento. Pensar na Bolsa como tal.
- Não se deve colocar o dinheiro todo numa acção. É muito arriscado. Se a acção tem um crash pode-se perder dinheiro que se levou anos a ganhar.
- Fazer Paper trading. Basicamente é jogar na bolsa virtualmente. Não se compara à bolsa verdadeira, mas dá para aprender muito.
- Ser disciplinado é provavelmente mais importante do que ter conhecimentos. Certa altura ganhei o ordenado de um mês em 2 dias com um investimento mínimo. Fiquei eufórico. O que fiz foi vender tudo e não olhar para uma acção durante 2 semanas. Técnica rude para testar o meu nível de disciplina. Mas resultou. Apesar de muita gente estar a dizer que ia subir muito mais, aconteceu o inverso.
- Usar stops. Um stop é uma uma ordem de compra/venda automática. Exemplo: Comprei acção X a 10 euros. Ponho stop de venda a 9 euros para vender a 8.9 euros. O que acontece é que quando a acção chega aos 9 euros, o meu banco lança uma ordem de venda a 8.9 euros.
- Stops não são só para profissionais. Eu uso a Caixa directa Invest e os preços são acessíveis.
- O preço das comissões de compra + venda das acções deve ser baixo. Eu uso 1-2%. Ou seja, se investir 5000 euros, as comissões não devem passar os 50-100 euros.
- Não se deve guardar as acções para os netos. Uma vez tive uma perda significativa numa acção, em vez de vender comecei a ter esperanças que ela subisse. Entretanto vendi com mais prejuizo ainda. Se tivesse guardado a acção para os meus netos, a esta hora tinha perdido meses de trabalho.
- Ter um plano definido. Deve-se definir a que preço comprar e a que preço vender. Assim não ficamos sem reacção quando temos surpresas.
- Analisar por nós próprios. Se um amigo de um amigo disse que conhecia o senhor Belmiro de Azevedo que disse que a Sonae ia subir, isso não é motivo para comprar. As pessoas que têm acções têm de vender o peixe e esta é uma das técnicas. Dizem que vai subir para tansos comprarem.
A minha estratégia é principalmente análise técnica, olho para bonequinhos no software MetaStock e tento achar padrões. Para mim já provou ser eficaz. Sobre outras técnicas não posso falar por saber muito pouco.
E finalmente, talvez a melhor dica que possa dar é esta: Juntai-vos à comunidade do caldeirão da Bolsa. Melhor fonte de informação portuguesa acerca da Bolsa de Valores Portuguesa.
Uma boa forma de conhecer a bolsa é se divertindo com o Jogo da Bol$a, simulador em tabuleiro que ensina até a ganhar com a bolsa em baixa.
Tá em http://www.jogodabolsa.com.br
Olá Artur,
Também escrevo um blog sobre economia e bolsa de valores, e gostaria de que você escrevesse mais sobre a bolsa portuguesa, pois meu enfoque é a bolsa do Brasil e pouco sei sobre o funcionamento das bolsas em outros países. Acho muito interessante acompanhar outros mercados e tenho interesse em saber se como brasileiro posso investir na bolsa portuguesa.
Obrigado!
Paulo
olá Artur
Eu nunca joguei a bolsa de valores, ando interessado em começar a jogar mas nao sei jogar, e tenho receio k pode correr mal, nao existe nada que possa explicar duma maneira simples, como se joga corretamente e seguro??
Venho por este meio dizer que me encontro na situação do Miguel, já penso em jogar na bolsa através da internet á sensivelmente 6 anos, mas o meu problema é que não faço ideia como funciona, gostaria que me alguém me ensine as bases mais importantes para ir apercebendo como funciona, pois acredito que apartir dai funciona a prática.
Jorge posso te ajudar, sou operador da Um Corretora entre em contato:
robson.graciosa@eum.com.br
Sou Gerente Exclusivo da Um Investimentos, posso dar dicas para iniciantes interessados em aplicar na bolsa, entre em contato:
robson.graciosa@eum.com.br
11 35253500
Robson Graciosa
Olá, eu também me encontro na situação do Jorge. Jorge já tiveste alguma ajuda do Rosbson?
Cumps
Somos uma corretora de valores de 40 anos de tradição no mercado de renda fixa e renda variável e estamos oferecendo uma novidade de cursos gratuitos de introdução ao mercado financeiro.
A idéia de nossos cursos é apresentar todas as alternativas para as finanças pessoais dos funcionários da empresa, de acordo com o perfil de cada um.
Para isso, contamos com um professor especializado em mercado financeiro que ministrará os cursos.
Inscrições envie nome, telefone e R.G. para:
robson.graciosa@eum.com.br
robson ta vender açoes