Introdução à Bolsa de Valores

Eu não sou especialista de Bolsa, mas julgo conseguir apontar o caminho para quem se queira iniciar.

  1. Não é um jogo, é um investimento. Pensar na Bolsa como tal.
  2. Não se deve colocar o dinheiro todo numa acção. É muito arriscado. Se a acção tem um crash pode-se perder dinheiro que se levou anos a ganhar.
  3. Fazer Paper trading. Basicamente é jogar na bolsa virtualmente. Não se compara à bolsa verdadeira, mas dá para aprender muito.
  4. Ser disciplinado é provavelmente mais importante do que ter conhecimentos. Certa altura ganhei o ordenado de um mês em 2 dias com um investimento mínimo. Fiquei eufórico. O que fiz foi vender tudo e não olhar para uma acção durante 2 semanas. Técnica rude para testar o meu nível de disciplina. Mas resultou. Apesar de muita gente estar a dizer que ia subir muito mais, aconteceu o inverso.
  5. Usar stops. Um stop é uma uma ordem de compra/venda automática. Exemplo: Comprei acção X a 10 euros. Ponho stop de venda a 9 euros para vender a 8.9 euros. O que acontece é que quando a acção chega aos 9 euros, o meu banco lança uma ordem de venda a 8.9 euros.
  6. Stops não são só para profissionais. Eu uso a Caixa directa Invest e os preços são acessíveis.
  7. O preço das comissões de compra + venda das acções deve ser baixo. Eu uso 1-2%. Ou seja, se investir 5000 euros, as comissões não devem passar os 50-100 euros.
  8. Não se deve guardar as acções para os netos. Uma vez tive uma perda significativa numa acção, em vez de vender comecei a ter esperanças que ela subisse. Entretanto vendi com mais prejuizo ainda. Se tivesse guardado a acção para os meus netos, a esta hora tinha perdido meses de trabalho.
  9. Ter um plano definido. Deve-se definir a que preço comprar e a que preço vender.  Assim não ficamos sem reacção quando temos surpresas.
  10. Analisar por nós próprios. Se um amigo de um amigo disse que conhecia o senhor Belmiro de Azevedo que disse que a Sonae ia subir, isso não é motivo para comprar. As pessoas que têm acções têm de vender o peixe e esta é uma das técnicas. Dizem que vai subir para tansos comprarem.

 

A minha estratégia é principalmente análise técnica, olho para bonequinhos no software MetaStock e tento achar padrões. Para mim já provou ser eficaz. Sobre outras técnicas não posso falar por saber muito pouco.

E finalmente, talvez a melhor dica que possa dar é esta: Juntai-vos à comunidade do caldeirão da Bolsa. Melhor fonte de informação portuguesa acerca da Bolsa de Valores Portuguesa.

9 thoughts on “Introdução à Bolsa de Valores

  1. Olá Artur,

    Também escrevo um blog sobre economia e bolsa de valores, e gostaria de que você escrevesse mais sobre a bolsa portuguesa, pois meu enfoque é a bolsa do Brasil e pouco sei sobre o funcionamento das bolsas em outros países. Acho muito interessante acompanhar outros mercados e tenho interesse em saber se como brasileiro posso investir na bolsa portuguesa.

    Obrigado!

    Paulo

  2. olá Artur

    Eu nunca joguei a bolsa de valores, ando interessado em começar a jogar mas nao sei jogar, e tenho receio k pode correr mal, nao existe nada que possa explicar duma maneira simples, como se joga corretamente e seguro??

  3. Venho por este meio dizer que me encontro na situação do Miguel, já penso em jogar na bolsa através da internet á sensivelmente 6 anos, mas o meu problema é que não faço ideia como funciona, gostaria que me alguém me ensine as bases mais importantes para ir apercebendo como funciona, pois acredito que apartir dai funciona a prática.

  4. Somos uma corretora de valores de 40 anos de tradição no mercado de renda fixa e renda variável e estamos oferecendo uma novidade de cursos gratuitos de introdução ao mercado financeiro.

    A idéia de nossos cursos é apresentar todas as alternativas para as finanças pessoais dos funcionários da empresa, de acordo com o perfil de cada um.
    Para isso, contamos com um professor especializado em mercado financeiro que ministrará os cursos.

    Inscrições envie nome, telefone e R.G. para:

    robson.graciosa@eum.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s