Como proteger contra virus, spyware e hackers

Virus

O que é um virus informático? É um programinha que se copia para outros computadores e por vezes controlao pc ou altera/rouba/destrói informação.

Para proteger contra virus a solução mais simples é instalar um anti-virus. Uma explicação simplificada do que um antivirus faz é, analisar os ficheiros no computador e se reconhecer um vírus apaga o ficheiro ou manda para uma área de quarentena. Por vezes o anti virus vai à net buscar actualizações de novos virus.

Eu prefiro os antivirus gratuitos aos pagos. São mais simples e mais leves para o sistema. O peso dos anti virus pode ser visto nesta análise. Antigamente usava o Avast, mas é muito chato. Agora uso o AVG. Também já ouvi falar muito bem do Kasperski, mas nunca testei.

Spyware

Muita gente julga que spyware é o mesmo que vírus, mas na realidade não é. Spyware costuma fazer o mesmo que o vírus, mas não se copia para outroc computadores. Para remover spyware oum dos melhores programas é o Crap Cleaner. Aqui a receita é correr uma vez o Crap Cleaner, reiniciar o PC e correr outra vez. Costuma remover o esterco (crap) todo.

Hackers

Em certos países fumar droga é legal e aparecem pérolas como o Swordfish. Filmes como este causam medo nas pessoas e depois julgam que hackers são bandalhos. Os ataques que mais afectam as pessoas não envolvem inteligência do criminoso mas sim ignorância da vítima. O que existe muito são crackers e não hackers.

E o que é que estes crackers fazem afinal? Fazem uma pesquisa na internet, encontram um programinha que consegue aceder a ficheiros noutro pc e começam a destruir/alterar/roubar informação.

Outra técnica usada é o key logging. Normalmente são aplicações que guardam tudo que escrevemos no teclado e depois enviam a informação para um bandalho. Consegue-se criar um key logger em 30 minutos já a contar com uma pausa para o lanche.

Segurança no Windows Vista vs Windows XP

Está na moda dizer que o Windows Vista é fraco. Discordo. Na segurança acho que está melhor que o XP apesar de toda a gente se queixar que ele está sempre a pedir autorização para fazer tudo (UAC – User Account Control), mas quem não sabe como desligar o UAC é porque precisa de UAC.

E o XP é assim tão bom? Já ninguém se lembra quando se pagava por uma cópia original do XP e a primeira coisa que acontecia quando se ligava a internet era o pc desligar automaticamente passado uns minutos.  Ai ainda era recente? O Vista também e não tem problemas desses.

A melhor protecção

Mas a melhor protecção consiste em dois passos muito simples:

  1. Desconfiar. Receber um link no msn messenger de um amigo a falar brasileiro? Deve ser vírus. O banco está a pedir a minha password num site diferente? Deve ser um tipo que copiou o site do banco e está a tentar roubar a password. Informação é dinheiro.
  2. Cópias de segurança. As cópias de segurança (também conhecidas por backups) são muito úteis. Gravar um dvd dos ficheiros mais importantes uma vez por mês ou ter um disco externo para onde se copia tudo é simples. Só é preciso uns 20 minutos por mês.

2 thoughts on “Como proteger contra virus, spyware e hackers

  1. olha…
    naum tem muita coisa pra fazer a respeito.
    a vitima naum pode ser muito ignorante de abrir os links que recebem no e-mail.
    eh mto simples, quase todos sao virus
    mas naum podemos esquecer de ter um bom anti virus.eh indispendavel.
    eu recomendo o norton internet securyt.
    bom, eh isso ai
    abraços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s