“Venham todos, aproximem-se, banha da cobra baratinha!”
Parece um post desses mas não é. O senhor Stephen Key é um inventor. Ele tem ideias e vende-as a empresas. Quem já pensou fazer isto bate logo contra duas paredes:
- Preciso de tempo/dinheiro para desenvolver o protótipo.
- Preciso de comprar uma patente para assegurar que a ideia é minha e isso custa os olhos da cara.
Tá male! Basta 100USD, cerca de 3(três) pacotes de bolachas em euros. Quanto ao tempo varia, mas não é preciso fazer um protótipo, basta saber apresentar a ideia.
Então como é que asseguro a ideia? Usa-se um PPA. É tipo uma patente provisória que dura um ano. Se no fim do ano a ideia não tiver sido executada, o direito da patente desaparece. Custa cerca de 100 USD como disse em cima.
A ideia não precisa de ser algo fantástico, basta melhorar algo existente.
E agora como é que se desenvolve? Não se desenvolve, liga-se aos empresários que já têm muitos anos de experiência e apresenta-se a ideia. O objectivo é mostrar a vantagem da ideia, mai nada.
O senhor do video seguinte faz isto há algum tempo e uma ideia fantástica que teve foi a criação de um rótulo rotativo para garrafas que aumenta em 75% a área do rótulo. Como? Um rótulo em cima do outro em que o de cima roda e tem um buraco para se poder ver o rótulo de baixo.
Este caso é para o mercado Americano e não sei como funcionam as patentes na Europa. De qualquer modo o preço do email está barato mesmo para o outro lado do mundo.
Chega a ser estupidamente fácil ganhar dinheiro! :)
Otimo exemplo….
OUVI DIZER QUE QUANDO CRIAMOS UMA PATENTE SOMOS DONOS EM UM ANO. DEPOIS DE UM ANO PERDEMOS O DIREITO. GOSTARIA DE ENTENDER ESTA AFIRMAÇÃO MELHOR. ISSO SIGNIFICA QUE, DEVEMOS REGISTRAR A PATENTE E, QUE SE DENTRO DESSE PRAZO , A CRIAÇÃO NÃO FOI COLOCADA EM PRÁTICA O AUTOR PERDE O DIREITO ? ISSO SIGNIFICA TAMBÉM QUE, SE DEVEMOS REGISTRAR A INVENÇÃO, CORRE O RISCO DE SER COPIADA E PERDEMOS O DIREITO PORQUE NÃO A POMOS EM PRÁTICA OU PORQUE UMA OUTRA PESSOA JÁ TOMOU CONTA DA IDÉIA E A REGISTROU?
QUANTO CUSTA REGISTRAR UMA IDÉIA POR UM ANO?