Microsoft Surface

A microsoft lançou recentemente o Surface.É uma mesa virtual que consegue detectar quando lhe tocamos e quando pousamos certos tipos de dispositivos em cima, como máquinas fotográficas e telemóveis. Aquilo tem o Windows Vista a funcionar por baixo com umas câmaras. Julgo que uma instalação anda por volta dos 5-10000$ (informação não confirmada). Este valor é bastante alto, mas acredito que já tenha um bom mercado em locais caros (hóteis de luxo, clubes de golfe, casinos, etc.).

Analisando isto na perspectiva de um café normal, podemos ver que reduz em cerca de metade do tempo gasto por um empregado de mesa já que este não tem que receber os pedidos. É claro que nem todas as pessoas estão à vontade com estas modernices, mas um simples botão na mesa a dizer “chamar empregado” resolve isso. Então vejamos a viabilidade, se tivermos poupanças de 50% e o empregado andar pelos 400 euros mensais, são cerca de 200 euros que se poupa por mês. Se tivermos umas 20 mesas no café devem ser necessários uns 2/3 empregados, logo é uma poupança de digamos cerca de 500 euros (2.5 empregados). Além disso temos o gasto da electricidade e manutenção dos computadores, que seja uns… 25 euros mensais por cada pc. Organizando:

-475eur/mês
+5000 surfaces *20 mesas = 100000 euros.

Eram necessários mais de 17 anos para pagar o investimento. Pooois, não obrigado. No entanto é preciso contar com o factor publicidade, pode-se vender algum espaço de publicidade na mesa e aí uns 10 anos seriam suficientes para compensar. Mas há outro factor muito chato, onde é que raio se metem os fios de energia? Prendem-se mesas? Energia solar? baterias? Talvez quando andar pelos 500 euros a energia solar, ou talvez para pôr numa parede, mas mesmo isso não faz milagres. Na universidade onde andava haviam umas máquinas de senhas em que carregamos num botão, metemos o dinheiro e sai uma senha para meia de leite, café, etc. Às vezes estão vazias e uma fila para comprar no senhor da caixa registadora. Quem é que me explica isto? Universitários são gente com inteligência acima da média (tem dias que não) e com mais aptidão tecnológica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s