Quanto precisas para ser rico?

Desde que não sou rico (sempre até ao momento) que penso quanto é que precisaria para ser rico. Antes das minhas conclusões, uma pequena histórinha:

Há uns meses atrás um amigo meu, juntamente com mais umas dezenas largas de pessoas ganharam no euromilhões 9.5 milhões euros. A cada um calhou aproximadamente 150000 euros. Isto cria uma distorção no universo, em vez de serem os clientes a pedirem dinheiro ao banco, são os bancos que vêm pedir ao cliente. Neste caso vieram ao sábado. Como os bancos gostam de fechar (fim de ano) com as contas recheadinhas propuseram rendimentos de 6% em 1.5 meses e se não me engano era até ao fim do ano. Se tivermos em conta que a inflação anda por volta dos 2.5-3% ao ano e que contas a prazo andam por volta dos 3-4% ao ano é alguma coisa. A maioria do povo só perde.

Mas voltando à terra, pode-se pensar que 150000 euros nem é assim muito dinheiro. Afinal uma conta a prazo rende cerca de 3-3.5% limpos, isto mal cobre a inflação. E não esquecer que há uns anos tivemos inflação bem acima dos 20%!

No entanto este meu amigo recebeu uma cartinha da gestora a meter nojo  e a dizer “se tivesse comprado os fundos x,y e z há uns meses atrás tinha agora um lucro de 15000 euros“.  Isto é um lucro de 10% e nos tempos que correm (falo de bolsa e acções) não é algo do outro mundo. Alguém no início da carreira que consiga pôr de lado uns 5-10000 euros por ano, precisa de estar numa situação anormal acima da média, os 150 mil euros já não parecem assim tão pouco.

Vamos ao que interessa!

Disto isto, quanto é que acham que precisavam para serem ricos? Eu começo:

Rico nível 1: 1 milhão de euros (corrigido, tinha 500 mil)
Com este dinheiro e alguns investimentos acredito que mesmo descontando a inflação conseguisse uns 5% ao fim do ano, logo 50000 euros anuais e em média 4000 e tal mensais.

Com 4000 euros posso pagar uma bela de uma prestação de uma bela casa, ter um belo de um carro (agora ando a ver o aston martin db9, pancas), viajar montes. Trabalho era opcional. É claro que há sempre risco, fundos e acções não são certos.

Rico nível 2: 5 milhões de euros

Podia fazer o mesmo que o nível 1, mas não corria riscos. Devia conseguir 1% após inflação com contas a prazo e investimentos sem riscos. Além disso se investisse era gajo para conseguir uns 250000 euros anuais (5%), aqui já devia começar a andar de jacto privado.

Rico nível 3 : 50 milhões de euros

Casava-me! (frigorífico passou a rasar o meu dedo mindinho, mais uma por pouco!)

Nota: Sim sim, dava dinheiro q.b. aos familiares e amigos e à caridade, o costume. Mas notas nunca vou fumar.

6 thoughts on “Quanto precisas para ser rico?

  1. Só gostava de ter muito dinheiro para puder viajar e deixar de trabalhar é que sou professora e sempre gostei de o ser mas desde há 3 anos até esta data estou muito desanimada com as políticas do ensino que só prejudicam quem trabalha e estão é feitas para os graxistas e bufos.

  2. 4000 mil euros por mes era qualquer coisa de bom . mas nem todos temos a sorte de ganhar no euro milhoes… nem com o trabalho de uma vida se chega a tais valores quanto mais… e pensar que Ronaldos e companhias ganham 800 mil euros por mes… sem contar com os anuncios publicitarios que sao outros tantos mil euros … enfim… bastavam um ordenado dele para uma pessoa ser feliz pro resto da vida…quem me dera ser essa pessoa (risos)

  3. Nao é bem assim Tiago, achas que eu sou muito feliz por ser rico, tas muito enganado, quer dizer feliz até sou mas por outro lado nao, porque nao tenho descanço nem privasidade, há muita gente por aí a dizer que quer ser rica e famosa, isso nao traz felicidade, 1º ser rico traz complicações, o medo de acordar num sitio que nao conheçes, ouvir uns barulhos de noite e derrepente ver uns individuos com pistolas apontadas a ti, é verdade…á remedios para isso “ter guardas nocturnos” nao é o meu caso, 2º ser famoso, queres ir a rua, estam um grupo de raparigas a traz de uma pessoa a chatear um gajo a pedir autografos, queres comprar roupa demoras a tarde toda só para chegar ao shoping, é verdade, muito complicado.

    VANTAGENS:
    Boa vida, grandes casas, muitos carros de alta qualidade, sem pensar se o dinheiro esta a acabar, por porque eu nem sei quanto tenho no banco, gasto muito dinheiro mas torno a ganhar mais ainda…muito bom, eu trabalho mas nao é um trabalho daqueles que tu chegas ao domingo a noite e dizes “fogo já acabou o fim de semana amanhã já tenho de trabalhar”, no meu caso nao é assim, nao tenho fim de semana, trabalho sempre tenho sempre treinos e jogos, mas eu gosto do que faço, ser jogador de futebol é o melhor trabalho do mundo, que eu acho claro.

    By: Agente do C.Ronaldo

  4. 1. Não é bem assim Tiago, achas que eu sou muito feliz por ser rico, tas muito enganado, quer dizer feliz até sou mas por outro lado não, porque não tenho descanso nem privacidade, há muita gente por aí a dizer que quer ser rica e famosa, isso não traz felicidade, 1º ser rico traz complicações, o medo de acordar num sitio que não conheces, ouvir uns barulhos de noite e der repente ver uns indivíduos com pistolas apontadas a ti, é verdade…á remédios para isso “ter guardas-nocturnos” não é o meu caso, 2º ser famoso, queres ir a rua, estam um grupo de raparigas a traz de uma pessoa a chatear um gajo a pedir autógrafos, queres comprar roupa demoras a tarde toda só para chegar ao shoping, é verdade, muito complicado.
    VANTAGENS:
    Boa vida, grandes casas, muitos carros de alta qualidade, sem pensar se o dinheiro esta a acabar, por porque eu nem sei quanto tenho no banco, gasto muito dinheiro mas torno a ganhar mais ainda…muito bom, eu trabalho mas não é um trabalho daqueles que tu chegas ao domingo a noite e dizes “fogo já acabou o fim-de-semana amanhã já tenho de trabalhar”, no meu caso não é assim, não tenho fim de semana, trabalho sempre tenho sempre treinos e jogos, mas eu gosto do que faço, ser jogador de futebol é o melhor trabalho do mundo, que eu acho claro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s