Poligamia tecnológica

O texto seguinte tem alguns termos técnicos explicados no site wikipedia.

Todas as semanas ouço alguém dizer que a Microsoft está fraca, ou que a Apple não vai vender iPhones, ou que o linux não é para humanos. Só se ouve falar na milagrosa google. Eu discordo completamente disto e neste momento penso que tanto a Microsoft como a Apple têm boas hipóteses de aumentarem o seu valor. Não considero os linuxes porque não entendo muito bem o modelo de negócio deles (normalmente paga-se 0 por software de qualidade). A Google também está a trabalhar muito bem.

Porque é que tanta gente quer tudo preto no branco? Porque é que não pode gostar mais do que uma organização/empresa? Se perguntarmos a um homem se prefere andar com uma loira, uma morena, ou uma ruiva, a resposta costuma ser uma coisa do género: “Depende, mas se pudesse queria andar com todas!”. É claro que muitos homens preferem andar só com uma (dito isto acho que já não vou ver chinelos a voar). Vejamos algumas vantagens de cada organização:

Microsoft

É compatível com tudo, um gajo mete-lhe uma torneira e saem finos; Tem muitos jogos; É muito boa para programadores, então agora com a base que vem no Vista (.net Framework 3.0) dá para fazer programas rapidamente com gráficos/interacção fantásticos (ver Windows Presentation Foundation).

Linux

O Linux ainda tem muitas perninhas para andar, também é muito bom para programadores, apesar que a nível visual ainda não vi nada de jeito. Um colega meu costuma argumentar que aquilo tem uns ícones bonitos ao que eu respondo que aquilo parece saído de um episódio do Noddy. Este sistema operativo foi feito para programadores mas já deve faltar pouco para o público em geral poder usar.

Apple

 A Apple a meu ver é mais uma marca de hardware, no entanto o sistema operativo usado actualmente (Mac OS X) não é nada de deitar fora. É baseado em unix e está bem construído. O iPhone pode ter muitos defeitos, mas já teve tanta publicidade que as probabilidades de aquilo vender são enormes. Se não conseguir sair uma primeira versão boa, mais tarde ou mais cedo há-de sair. Comprar hardware Apple normalmente é comprar uma obra de design e usabilidade que nos faz sentir bem. É como comprar um quadro do Picasso ou um quadro com cães a jogar às cartas…

 

Google

O google é um gigante da internet, mas não vai tirar lugar às aplicações de desktop. E as aplicações de desktop também não vão morrer. Se alguém que ganha dinheiro online vos disse o contrário desconfiai.

 

Outra coisa que ouço é que o que está a dar dinheiro é o mercado pessoal e que a Microsoft está a morrer. Discordo. Para exemplificar vejam-se os rendimentos em milhares de milhão de dolars americanos de algumas empresas em 2006 (fonte wikipedia):

 

Mercado Microsoft:

Microsoft  – 44.2(net 12.6)

Mercado empresarial:

SAP – 12.2

Oracle – 11.79 (net 2.88)

Mercado pessoal:

Google – 10.04 (net 3.07)

Apple – 19.3 (net 1.73)

 

Conclui-se que a Microsoft está a trabalhar bastante bem e no fim do ano deve ter posto mais dinheiro de lado (net income) que as outras empresas todas juntas (mesmo em 2006 em que não tinha Vista para vender).  Empresas mais industriais não ficam atrás de empresas viradas para o mercado pessoal. Por isso a curto prazo (2-3 anos?) acho que não vai haver grandes mudanças. Acho que a que mais vai valorizar (em bolsa pelo menos) é a Microsoft porque tem um leque de tecnologias que eu considero ter muito potencial.

2 thoughts on “Poligamia tecnológica

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search
    Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s