Pi e SwordFish

Este fim de semana vi o filme Π. É acerca de um matemático que está a tentar descobrir como funciona a bolsa através de fórmulas matemáticas.

Dou-lhe um 6 de10, se os erros passassem despercebidos dava bem mais. A seguir vou falar de partes do filme.

Lá numa altura o herói do filme diz que um número a dividir por outro tende para um valor, que raio é que ele quer dizer com isto? Um número a dividir pelo outro dá um valor fixo, não tende para lado nenhum! Eu pensei que tinha ouvido mal…
No fim confirmou-se como os gajos eram martelões. O número que resolvia tudo e mais alguma coisa tinha 216 digitos. Como temos 10 digitos possíveis, de 0 a 9, tinhamos 10 elevado a 216. Ao fim uns gajos que viam números na Tora*  e que julgavam que o número era o nome de Deus, e que quem dissesse o nome de Deus ganhava alguns bónus, estavam a pressionar o matemático a dizer o tal número milagroso. Então vira-se o caramelo para eles e diz “Vós de certeza que já tentastes as combinações todas e não deu! O que interessa não é o número, mas sim o significado”. Esta falha podia ter sido ao início, ainda ia ver a Estrelinha e lavava a vistinha… Para quem ainda não viu o erro eu explico. O número de combinações é… grandinho. Digamos que se os gajos dissessem uma combinação de 216 números por segundo, e se começassem no primeiro dia de existência do universo, ainda tinham um grande caminho pela frente.

    Estes erros fizeram-me lembrar outro filme, o Swordfish. A única coisa boa neste filme é a Hale Berry. O gajo consegue decifrar em segundos um código de 128 bits enquanto está a ser abocanhado nas partes e sob ameaça de morte. Diz que foi instinto! Se eu acertasse 3 semanas seguidas no euromilhões e dissesse que foi por instinto ainda não chegava aos calcanhares deste senhor… E quer-se dizer, um gajo que consegue descobrir qualquer password no mundo vive numa roulote? Instintivamente apeteceu-me dar um chuto nos guizos do gajo que escreveu esta palhaçada**

    * – Esta Tora é um livro, esse teu pensamento foi pouco higiénico.

    ** – Sem ofensa Batatoon

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

    Google photo

    You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

    Connecting to %s